quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Montar PC para Rodar Jogo

Hoje em dia é comum que quem monta um PC tenha um propósito. Estamos aqui para debater o propósito Gamer e o objetivo o jogo 3D que você mais deseja.

O ideal é encontrar mais um jogo que seja mais pesado, que precise especificações mais fortes para rodar.
Isso ajudará na escolha das peças de forma que sobrem FPS na hora de jogar. Além de ao trabalhar com menos exigência, a tendência é aumentar a durabilidade, seja por estresse, menor aquecimento. 


Por exemplo, minha intenção é rodar GTA V,




Então escolhi Overwatch:




Requisitos Mínimos
Intel i3
AMD Phenom X3 8650

4GB RAM

nVidia GeForce GTX460
ATI Radeon HD 4850


Requisitos Recomendados
i5 
Phenom II X3

6GB RAM

nVidia GeForce GTX660
AMD Radeon HD7950




Dado o custo-benefício de uma nVidia Series 10 (1050+ superior) e Radeon (R7 360 ou RX+), afinal se vai investir 300-400 reais em uma placa, leve a melhor em processamento.
Não vale a pena desperdiçar em placas medianas que não vão dar conta do recado, se o preço de uma placa Gamer de verdade está em conta, até alguns anos com menos de 1.000 não se comprava uma VGA pra jogo.



Dessa forma sabemos que para jogar nas configurações recomendadas o usuário vai precisar de um processamento gráfico com XXX shaders, clock interno de X MHz, clock X GHz, transporte de GB/s.

No nosso caso o mínimo é o uso de um Phenom 8650, com 3 núcleos, 2.3GHz e 4MB de cache total, não é difícil encontrar processador hoje que bate essas especificações.
Mas não estamos montando PC para ser ruim e durar pouco, estamos escolhendo as peças logicamente para ter o melhor desempenho custo-beneficio.
Para alcançar o desempenho de um i5 6ª geração é necessário que se bata 6MB de cache, 2.7GHz de processamento, em 4 núcleos e 4 threads, e as memórias de 2.100MHz.

Praticamente todos processadores atuais possuem 3.0GHz de freqüência, tirando os Intel, todos possuem 4 núcleos ou mais, todas memórias DDR4, presentes em nas novas linhas de processadores, possuem clock maior de 2,1GHz. Então só é preciso encontrar um processador que possua mais de 6MB de cache.




Processador de pelo menos X núcleos, mínimo freqüência de X GHz, MB de Cache.
Sabendo isso, eu elegi os processadores da linha FX, socket AM3+: FX4300/6300/8300/8320/8350. Podem operar com somente 50% da capacidade de tão fortes. Lembrando que são processadores sem vídeo onboard, o que significa que para funcionar precisam obrigatoriamente de placa de vídeo.

====Atualização========================
 A AMD lançou no primeiro trimestre de 2017 a nova linha de processadores. Chamados de Ryzen, são desenhados para gamers e utilizam o novo socket AM4, compatíveis com memórias DDR4 de até 3466MHz O.C.

Para se ter uma ideia do desempenho da nova série o processador nas simples, Ryzen 2, possui desempenho muito semelhante com o processador de alto desempenho, Vishera FX 8300, com preço quase igual. Um ótimo custo-benefício dada a vantagem de possuir um processador atual/lançamento.


======================================
Se você é adepto de Intel e possui grana para investir, um i5 é mais que suficiente. Um i3 dá conta do recado. Se quer Intel e não tem a grana comece com um PentiumG e parta para upgrades no futuro a depender do que você vai querer jogar.

Mas nada impede que você tente usar o PC que já possui, o mais importante seria a VGA / Placa gráfica de vídeo.

Caso você opte por montar o kit (PC Inteiro: Placa-mãe + Processador + Memória) eu indicaria o uso de memórias Gamer com melhor freqüência que sua placa mãe suportar, pelo menos 1600/1866MHz (algumas mobos gamer suportam freqüências 2000/2133/2400, necessita de overclock / O.C.)

Para reduzir lags, esperas, demoras e agilizar carregamentos é possivel usar uma unidade de armazenamento SSD, SSHD(híbrido) ou até, a recém aprovada na última conferência de desenvolvedores da Intel, memória Intel Optane, compatível só com os processadores de última geração e pelo que promete ainda vai dar o que falar.




Vale lembrar que hoje a socket AM3+ está no fim da produção, pois já apareceram diversas outras tecnologias, as placas-mãe já evoluíram para atender inclusive novas memórias, suporte a maiores freqüências, DDR4, USB3.0, existem novos suportes como o QuadChannel, já surgiram diversos outros sockets, que faz com que a escolha pelo AM3+ seja cada vez mais rara.

Do seu lançamento pra cá até o conceito das fabricantes mudaram, e marcas que antes não valiam nada, nem tinham durabilidade passam a fazer parte do leque de escolha das peças por hoje já possuírem qualidade suficiente para competir com marca consagradas desde os anos 90, como a AsRock contra Asus.





Resumo 

Na prática.. vc precisa de um (LINK CPUs) processador minimamente decente pra rodar esses jogos mais moderninhos.. ou seja, pelo menos 4 núcleos, se possível 6.. e uma frequência boa, se possível mais de 3GHz (8 núcleos não limita a ponto de lagar na hora do jogo).
Pode ser um Ryzen x600 por exemplo, CxB bom, processador "barato" em comparação com os concorrentes e que entrega um desempenho fantástico...
Se vc confia em Xeon, se der m3rd problema é seu. Se vc não se importa em gastar, vai de Intel, se descobrir depois que podia ter gastado a metade com um (LINK AMDxIntel) AMD, o problema tbm é seu. A única vantagem plausível para optar por Intel é pela temperatura e aproveitamento de Watts.
Quanto a FPS, um processador bem lixo contra um top vai comer 20% do seu FPS em jogo, então vc precisa só de um processador que seja capaz de tocar o jogo junto com sua placa de vídeo.. é ela que manda no seu desempenho em jogo.
Lembrando tbm que esses jogos novos estão demandando uma velocidade de leitura boa, então vc tem que ter pelo menos um (Link Armazenamento) SSD de preferência (Link SSD) M2 com capacidade suficiente para todos os seus programas e jogos.

Quanto a (LINK memória) memória vc precisa de 8GB, se possível 16GB.. de preferência que entregue a frequência que a FSB da sua MoBo suporta (3000MHz é boa para quase todos os setups).
A (Link compatibilidade) compatibilidade para garantir que ela funcione com sua MoBo+CPU é mais importante que a a frequência, pq a frequência não chega a 2% de impacto no FPS em sistemas offboard.. se vc for usar vídeo integrado aí vc pode dar mais atenção para memórias.
O resto do setup, MoBo, PSU.. é melhor se vc usar marcas da sua confiança (Asus, Corsair... Marcas que duram 8anos+).
Invista tudo que der em placa de vídeo, o resto vc segue essas dicas aqui em cima que tudo vai dar certo.
 Tem um porém que é a resolução e monitor que vc quer usar.. se vc tem um monitor 4K e 265Hz.. aí vc vai precisar melhorar todo esse kit, começando sempre pela placa de vídeo e sem gambiarra no resto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário